Escola e família: uma parceria fundamental no combate ao bullying
Por Diego Toloy e Catarina Andrade, Orientadores Educacionais da Pan American School of Bahia
O bullying é um fenômeno social majoritariamente discutido em instituições de ensino. Entretanto, nem sempre sua caracterização é feita de forma adequada. O termo passou a ser utilizado dentro do senso comum e aplicado a qualquer tipo de desavença, o que exige cuidado e atenção dos profissionais da educação. O bullying é um tema sério, com consequências relevantes aos envolvidos (tanto aqueles que praticam quanto aqueles que sofrem). A escola é responsável por garantir um ambiente seguro e saudável para que todos os alunos se desenvolvam na plenitude de suas potencialidades. Portanto, é seu dever monitorar a interação entre eles e identificar as relações que impactam negativamente o seu bem-estar.
Durante a primeira semana de maio, a Pan American School of Bahia (PASB), única escola internacional em Salvador, promoveu a primeira edição da Bullying Awareness Week (Semana de Conscientização Anti-Bullying), um evento voltado para a orientação e discussão acerca do bullying. O evento contou com atividades acadêmicas para alunos de todas as séries e palestras para equipe acadêmica, pais e alunos. Toda a comunidade da escola pode se engajar e obter informações qualificadas sobre o assunto, buscando prevenir, identificar e intervir corretamente em situações nas quais o bullying aconteça.
Vivenciar o bullying, seja como vítima, espectador ou agressor, pode interferir de maneira duradoura na autoestima, contribuir para o surgimento de sintomas ansiosos, depressivos e de estresse, desengajamento do aprendizado escolar e até mesmo sintomas de adoecimento físico. Cada vez mais vemos a repercussão do bullying na vida das crianças e seus impactos negativos a curto e longo prazo. A escola, enquanto ambiente de formação global, não pode deixar de se responsabilizar pelo engajamento no combate a essa prática. O bem-estar social e emocional é fundamental para o desenvolvimento da criança e tão importante quanto o aprendizado acadêmico.
É papel da escola informar e educar os alunos, tendo como referência seus valores institucionais, além das premissas contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e demais legislações e órgãos responsáveis pela proteção e garantia dos direitos da infância e juventude. Através do estabelecimento de protocolos e canais de comunicação bem definidos para que situações identificadas possam ser reportadas e constante treinamento da sua equipe de orientação educacional, professores e funcionários, para que eles possam identificar situações de risco e vulnerabilidade, a PASB, escola com mais de 60 anos de tradição em educação, assegura um ambiente de aprendizagem saudável, seguro e acolhedor para todos os seus alunos.
leia também
Mantenha-se atualizado
e afiliações