Visite-nos
Visite-nos
Apoie a Pasb
Apoie a Pasb
Parent Zone
Parent Zone
Covid
Covid
Admissões

Aqui inspiramos futuros ilimitados

Acreditações
e afiliações
A única escola internacional da Bahia. ESCOLA MUNDIAL IB DESDE 2012
  • Colégio DEL MUNDO
  • Primary Years Programme
  • Diploma Programme
  • We are an accredited school
  • New England
  • AMISA

Agradecemos o seu interesse em nossa escola. Somos uma escola não comercial, sem fins lucrativos – uma associação de pais que acreditam no valor da educação para formação integral de nossos filhos, compreendendo a aprendizagem conceitual, o desenvolvimento de competências, de valores e atitudes (caráter).

Como única escola internacional da Bahia, desde 1960 recebemos famílias e professores do mundo todo, o que proporciona uma vivência multicultural muito rica.

Na PASB, os nossos filhos constroem suas histórias de vida e se tornam aptos a serem autores de um futuro sem fronteiras, com três diplomas: americano, brasileiro e Bacharelado Internacional (IBDP).

Fique à vontade para marcar um encontro comigo e minha equipe, quando poderemos apresentar melhor a nossa PASB, esclarecer qualquer dúvida e apoiá-los ao longo do processo de admissões e transição.

Atenciosamente,
Valquiria Voltarelli – Diretora de Admissões

O que é ser parte de nossa comunidade

Conheça como é feita a admissão na PASB

As admissões ocorrem em qualquer época do ano.

A nossa escola internacional segue um calendário baseado no americano:

• Ano letivo: começa em julho e termina em junho.
• O primeiro semestre é finalizado em meados de dezembro.
• O segundo e último semestre começa no final de janeiro e vai até meados de junho.

01.
Contato

Nossa equipe de admissões terá o prazer em responder suas perguntas sobre o programa, o currículo escolar, calendário, atividades extracurriculares, valores, etc.

Entre em contato
Telefone: (71) 3368-8400 E-mail: admissions@pasb.com.br

02.
Tour

Você pode agendar um tour! A visita leva em torno de 90 minutos. Você pode preencher o formulário em nosso site clicando aqui.

03.
AVALIAÇÃO E ENTREVISTA

Os alunos do 1º ao 12º ano passam por um processo de admissão que inclui avaliações e entrevista com o Diretor Acadêmico. Para os alunos da Educação Infantil, as famílias são entrevistadas pela Diretoria Pedagógica.

04.
Matrícula

Uma vez aprovado o candidato, a escola entrará em contato com a família para dar seguimento com a matrícula do aluno.

AGENDE SUA VISITA

Preencha o formulário abaixo para nossa equipe entrar em contato e agendamos o melhor dia e horário para sua visita.

Dúvidas Frequentes

1. A PASB prepara os alunos para passar no vestibular?

A PASB é uma instituição que acredita e que está empenhada em proporcionar uma educação abrangente aos nossos alunos, e isso transcende o vestibular. Na PASB, os alunos cumprem integralmente dois programas curriculares: internacional e brasileiro. Ao final do curso, os alunos recebem dois diplomas – um americano e um brasileiro, e podem receber o terceiro, o Diploma International Baccalaureate. Neste formato, todo o conteúdo previsto pela BNCC é trabalhado de forma consistente fazendo com que os nossos alunos estejam confiantes e preparados para enfrentar os futuros desafios de forma bem sucedida, incluindo o ENEM e o vestibular.

2. Qual a diferença entre a PASB e escolas bilíngues?

O nível de imersão nas línguas local e estrangeira é a principal diferença entre uma escola bilíngue e uma escola internacional.

As escolas bilíngues têm um único currículo como base - o brasileiro. Nessas escolas, o idioma principal de instrução é o português, e os estudantes são expostos à língua estrangeira através de atividades curriculares ou extracurriculares.

Na PASB, temos dois currículos - o internacional (dos Estados Unidos da América) e o brasileiro. Os conteúdos são trabalhados majoritariamente em língua inglesa, contando com professores de diversas nacionalidades, contratados especialmente para integrarem a nossa equipe de excelência. A língua portuguesa também é estudada e praticada no âmbito das disciplinas do Programa Brasileiro. Assim, a diversidade e qualidade de nossa equipe resultam em um trabalho diferenciado com os estudantes, e promovem um ambiente rico, inclusivo e multicultural.

3. Não falo inglês. Como posso me comunicar com a escola?

A comunicação da escola acontece tanto em inglês quanto em português, através de emails, Panther News, plataformas online, reuniões entre pais e professores, além de eventos. O WhatsApp também é um canal de apoio que tem se tornado cada vez mais útil. Entretanto, o que valorizamos mesmo é a relação direta entre pais e membros da equipe – gestores e professores. Nossas famílias são sempre bem-vindas aos campi para dividir conosco suas dúvidas e deixar suas contribuições.

4. As crianças comem na escola?

Sim. A alimentação fica a critério da família que pode optar por enviar os lanches/almoço de casa ou contratar a empresa que fornece as refeições para a escola. A Trix Alimentação é uma empresa especializada que desenvolve menus saudáveis e equilibrados oferecendo aos alunos todos os nutrientes que eles precisam para suas atividades diárias. O menu diário inclui saladas, arroz branco e integral, feijão, dois tipos de proteína animal, macarrão ou batata, vegetais cozidos ou crus em salada, frutas e duas opções de suco, além de água saborizada. Todos os itens estão inclusos no valor unitário da refeição. O valor da refeição é cobrado separadamente.

Na Educação Infantil (ECC), os alunos têm duas a três refeições: lanche da manhã e almoço, e o lanche da tarde é facultativo. No Elementary e Secondary, os alunos têm um intervalo pela manhã e almoçam na escola. Nós sugerimos o consumo de um lanche para o intervalo da manhã e para tarde caso a criança participe de atividades extra curriculares.

5. Quais os benefícios de matricular meu filho na Pan American School of Bahia?

A Pan American School of Bahia é a única escola do Norte-Nordeste do Brasil a ofertar 3 diplomas para os nossos egressos do ensino médio. A PASB oferece um rigoroso currículo ministrado na língua inglesa, consistente com escolas internacionais e americanas do mais alto padrão mundial. Todos os alunos que completam os créditos necessários no 12º ano (3º ano do ensino médio) recebem o diploma americano. Este diploma é reconhecido por universidades nos Estados Unidos. Os alunos também podem optar por buscar o Diploma do Bacharelado Internacional, um programa altamente desafiador que engloba os dois últimos anos do ensino médio e que é reconhecido pelas universidades mais prestigiadas de todo o mundo. Alunos com alto grau de fluência na língua portuguesa também cursarão as disciplinas do Programa Brasileiro e, ao final do ensino médio, obterão o Certificado de Conclusão de Ensino Médio, reconhecido pelas universidades brasileiras.

6. Quando devo iniciar o processo de Admissão do meu filho?

As admissões ocorrem em qualquer época do ano. Nosso ano letivo tem início em julho e término em junho. O primeiro semestre começa no início de agosto e termina em meados de dezembro. O segundo e último semestre começa no final de janeiro e vai até meados de junho.

Cada família tem um sentimento específico sobre o melhor momento para se candidatar. Recomendamos que você entre em contato com a equipe de admissões para entender melhor seu contexto em particular e esclarecer suas dúvidas.

7. Quando devo preencher o formulário de Admissão?

Estabeleça contato com o Departamento de Admissões assim que avaliar a possibilidade de se mudar para Salvador ou de matricular seu filho na PASB no futuro. Não há necessidade de ter uma decisão formada para fazer uma consulta inicial. É sempre melhor começar o Processo de Admissão o mais cedo possível.

8. A PASB trabalha com uma data de corte para as séries? Quão flexível a escola é?

A data limite da PASB é 31 de agosto. Não podemos abrir exceções, pois cada escola no Brasil está vinculada à legislação que determina que uma data limite deve ser determinada e seguida. Os alunos devem ter dois anos de idade para o Pre K-2, três anos de idade para Pre K-3, quatro anos de idade para Pre K-4 e cinco anos de idade para o Kindergarten.

9. Como a PASB trabalha com os alunos provenientes de escolas que têm um calendário acadêmico diferente?

Um estudante vindo de uma escola brasileira, por exemplo, completará o ano/série em dezembro. Caso esse aluno solicite a admissão no segundo semestre da PASB em janeiro, ele entrará no segundo semestre na PASB do ano acadêmico recém-concluído na escola anterior. Normalmente, um aluno não é adiantado para o segundo semestre de um determinado ano sem ter concluído o primeiro semestre daquele ano.

10. A PASB tem lista de espera?

A cada ano a escola recebe muitos pedidos de novas admissões e, para algumas séries, não há vagas suficientes para atender a todos os novos alunos. Nestes casos, há lista de espera.

11. A PASB oferta atividades e esportes após o horário regular de aulas?

Sim. A PASB tem um programa extenso de atividades extracurriculares e de esportes aos quais os alunos podem aderir após o horário regular de aulas. Para os alunos da Educação Infantil e do Fundamental I, as atividades são inclusivas e têm o objetivo de proporcionar um primeiro contato dos alunos com o esporte ou a atividade extracurricular.

Já os alunos a partir do 6º ano podem participar das seletivas para os times dos diversos esportes. A PASB participa de vários torneios e competições locais e de abrangência nacional e com outras escolas internacionais.

12. Qual o horário de aula da PASB?

As aulas da Educação Infantil iniciam às 7h45 e terminam às 14h30. As aulas do Fundamental Anos Iniciais iniciam às 7h45 e terminam às 15h. As aulas do Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio iniciam às 7h45 e terminam às 15h15. As atividades extracurriculares e de esportes iniciam após este horário.

13. Como a escola ajuda na transição de novos alunos?

Como recebemos vários novos alunos todos os anos, a administração, professores, pais e alunos da PASB dedicam muito tempo planejando e pensando em maneiras como podemos ajudar os alunos e suas famílias a se integrarem à nossa comunidade.

No início do ano acadêmico, cada divisão tem sessões de orientação por série, que ajudam os novos alunos a conhecer seus professores e os prédios da escola. Mas, sem dúvida, nossa maior “equipe de transição” é o nosso corpo discente, que naturalmente recebe os novos alunos e os faz sentir bem-vindos. Nosso objetivo é que, no primeiro semestre, os recém-chegados já se sintam como alunos veteranos da PASB.

14. Todos os alunos precisam ser fluentes em inglês para se matricularem na PASB?

Todos os alunos que se inscreverem para séries a partir do 1º ano do Ensino Fundamental I devem realizar uma avaliação de seu nível de inglês. Isso permite que a escola determine se a criança tem uma chance razoável de ser bem-sucedida em um programa ensinado em inglês.