Visite-nos
Visite-nos
Apoie a Pasb
Apoie a Pasb
Parent Zone
Parent Zone
Covid
Covid
Aluna da PASB recebe prêmio internacional por projeto de Service Learning
Informações
Compartilhar

Aluna da PASB recebe prêmio internacional por projeto de Service Learning

 

 

Uma das práticas em educação global adotada pela PASB enquanto escola internacional é o Service Learning, que encoraja alunos a idealizarem e porem em prática projetos de cunho social e voluntário. Os benefícios dessas ações são excepcionais. Como destaca Ms. Daniela Davis-Becker, coordenadora do Service Learning na PASB, esses projetos permitem que os alunos conectem “seus aprendizados acadêmicos à aplicação no mundo e para o bem comum. É a formação de caráter aliada à competência acadêmica, em síntese. Os alunos se tornam mais empáticos, responsáveis, aprimoram a mentalidade de cidadão global que pode e deve contribuir com a melhora da sociedade. Para além dessas capacidades, eles desenvolvem conhecimentos de logística, planejamento, estratégia e, sobretudo, reflexão.”

Na semana passada, a associação American International Schools in the Americas (AMISA) concedeu o prêmio Global Citizen Award à nossa Senior, Maria Clara Britto, por seu projeto de Service Learning, o “Colorindo Vidas”. O projeto está ativo desde 2018, quando Maria Clara tinha apenas 14 anos e tomou a iniciativa de contactar nossa professora de artes do Secondary, Ms. Camila Lisboa, para ajudá-la em sua missão de levar amor e alegria para a vida de crianças e adolescentes com deficiências através da arte. 

Desde então, Maria Clara e outros alunos que se envolveram no projeto com ela realizam ações mensais para distribuir amor e alegria para muitas crianças e jovens. De acordo com ela, “as principais são as visitas ao Lar Vida, levando arte, música, teatro, educação física para as crianças e jovens moradores do lar. Fazemos também com frequência arrecadação de fundos através de bake sales, vendas durante o Field Day, atividades no Halloween e muito mais!”. Eles também realizam campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, remédios, fraldas, leite em pó e outras as demandas das instituições e palestras motivacionais para pais e alunos para despertar o interesse no voluntariado social.

Pelo seu projeto “Colorindo Vidas”, Maria Clara foi selecionada dentre projetos de alunos de diversas escolas internacionais para receber o primeiro lugar do prêmio Global Citizen e foi reconhecida na Conferência de Educadores da AMISA em São Paulo. Além disso, também recebeu $1,500 para a instituição citada por ela em sua inscrição, o Lar Vida. 

Enquanto professora orientadora deste projeto, Ms. Camila ressalta que o prêmio da AMISA “é o reconhecimento de uma parte do que vivemos aqui diariamente: formação de cidadãos que pensam fora da caixa, mentes ousadas e empreendedoras que encontram na escola um solo fértil para que possam transformar seus sonhos em realidade e se desenvolver de forma ampla. Maria Clara se tornou uma líder comunicativa e proativa: cuida do projeto de forma bastante independente e inspira seus pares.”

Este é um resultado incrível que só demonstra o alcance do Service Learning, que é, segundo Ms. Davis-Becker, “um diferencial da PASB porque em nenhuma outra escola da Bahia o serviço comunitário detém a estrutura acadêmica que possuímos. Não se trata apenas do serviço pelo serviço, mas do crescimento conjunto de todos os envolvidos, da aplicação de conhecimentos técnicos na realidade prática, da reflexão e readequação constante das estratégias adotadas. Espalhar o bem, o amor e as condutas positivas, quando feitos dentro de um programa acadêmico especializado de alto nível, faz com que os alunos percebam que o poder da mudança está nas mãos deles e que ele é ilimitado. Eles sabem que sempre têm mais a fazer, conquistar e compartilhar; sabem da responsabilidade intrínseca de todos de agir para o bem-comum, vão lá e fazem acontecer!”

Para conhecer mais sobre este projeto inspirador, basta acessar seu perfil @colorindovidas_ no Instagram. Para saber mais sobre o Programa de Service Learning da PASB, entre em contato com Ms. Daniela Davis-Becker (d.davis@pasb.com.br).

Acreditações
e afiliações
A única escola internacional da Bahia. ESCOLA MUNDIAL IB DESDE 2012
  • Colégio DEL MUNDO
  • Primary Years Programme
  • Diploma Programme
  • New England
  • AMISA