Aluna da PASB recebe prêmio internacional por projeto de Service Learning
Uma das práticas em educação global adotada pela PASB enquanto escola internacional é o Service Learning, que encoraja alunos a idealizarem e porem em prática projetos de cunho social e voluntário. Os benefícios dessas ações são excepcionais. Como destaca Ms. Daniela Davis-Becker, coordenadora do Service Learning na PASB, esses projetos permitem que os alunos conectem “seus aprendizados acadêmicos à aplicação no mundo e para o bem comum. É a formação de caráter aliada à competência acadêmica, em síntese. Os alunos se tornam mais empáticos, responsáveis, aprimoram a mentalidade de cidadão global que pode e deve contribuir com a melhora da sociedade. Para além dessas capacidades, eles desenvolvem conhecimentos de logística, planejamento, estratégia e, sobretudo, reflexão.”
Na semana passada, a associação American International Schools in the Americas (AMISA) concedeu o prêmio Global Citizen Award à nossa Senior, Maria Clara Britto, por seu projeto de Service Learning, o “Colorindo Vidas”. O projeto está ativo desde 2018, quando Maria Clara tinha apenas 14 anos e tomou a iniciativa de contactar nossa professora de artes do Secondary, Ms. Camila Lisboa, para ajudá-la em sua missão de levar amor e alegria para a vida de crianças e adolescentes com deficiências através da arte.
Desde então, Maria Clara e outros alunos que se envolveram no projeto com ela realizam ações mensais para distribuir amor e alegria para muitas crianças e jovens. De acordo com ela, “as principais são as visitas ao Lar Vida, levando arte, música, teatro, educação física para as crianças e jovens moradores do lar. Fazemos também com frequência arrecadação de fundos através de bake sales, vendas durante o Field Day, atividades no Halloween e muito mais!”. Eles também realizam campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, remédios, fraldas, leite em pó e outras as demandas das instituições e palestras motivacionais para pais e alunos para despertar o interesse no voluntariado social.
Pelo seu projeto “Colorindo Vidas”, Maria Clara foi selecionada dentre projetos de alunos de diversas escolas internacionais para receber o primeiro lugar do prêmio Global Citizen e foi reconhecida na Conferência de Educadores da AMISA em São Paulo. Além disso, também recebeu $1,500 para a instituição citada por ela em sua inscrição, o Lar Vida.
Enquanto professora orientadora deste projeto, Ms. Camila ressalta que o prêmio da AMISA “é o reconhecimento de uma parte do que vivemos aqui diariamente: formação de cidadãos que pensam fora da caixa, mentes ousadas e empreendedoras que encontram na escola um solo fértil para que possam transformar seus sonhos em realidade e se desenvolver de forma ampla. Maria Clara se tornou uma líder comunicativa e proativa: cuida do projeto de forma bastante independente e inspira seus pares.”
Este é um resultado incrível que só demonstra o alcance do Service Learning, que é, segundo Ms. Davis-Becker, “um diferencial da PASB porque em nenhuma outra escola da Bahia o serviço comunitário detém a estrutura acadêmica que possuímos. Não se trata apenas do serviço pelo serviço, mas do crescimento conjunto de todos os envolvidos, da aplicação de conhecimentos técnicos na realidade prática, da reflexão e readequação constante das estratégias adotadas. Espalhar o bem, o amor e as condutas positivas, quando feitos dentro de um programa acadêmico especializado de alto nível, faz com que os alunos percebam que o poder da mudança está nas mãos deles e que ele é ilimitado. Eles sabem que sempre têm mais a fazer, conquistar e compartilhar; sabem da responsabilidade intrínseca de todos de agir para o bem-comum, vão lá e fazem acontecer!”
Para conhecer mais sobre este projeto inspirador, basta acessar seu perfil @colorindovidas_ no Instagram. Para saber mais sobre o Programa de Service Learning da PASB, entre em contato com Ms. Daniela Davis-Becker (d.davis@pasb.com.br).
leia também
Mantenha-se atualizado
e afiliações